antonioaraujo.photography

50&TWO

Collapse Show info

Em 2019 fiz uma tentativa para publicar apenas um registo fotográfico por semana, seriam 52 fotografias. Após 9 semana, desisti! Fica a memória dessa experiência que funcionou com uma preparação do meu diário fotográfico que fiz em 2020 e que consegui completar.

WEEK 01/52

03/01/2019 . São Pedro . Terceira . Açores . Portugal . 2019 © Antonio Araujo

Esta primeira fotografia, tirada no dia 3 de janeiro, era algo que já perseguia desde finais de novembro, só estava à espera da combinação perfeita entre as condições do tempo e o mar, e teria que ser captada nas primeiras horas da manhã. Foram feitos vários registos, de forma a tirar partido do efeito da ressalga em contraluz que passava entre as rochas, criando este ambiente tão especial. Mas faltava o elemento humano, presença habitual nas minhas fotografias, por sorte e de forma totalmente inesperada essa oportunidade surgiu…

WEEK 02/52

10/01/2019 . São Mateus . Terceira . Açores . Portugal . 2019 © Antonio Araujo

Esta semana, ao contrário da primeira, foi mais difícil escolher a fotografia, acabei por seguir a minha intuição. É um tema recorrente e que ando a desenvolver um projecto já algum tempo, num ritmo pára-arranca, de forma desorganizada e sem fim à vista. É algo que me transporta às minhas raizes e que faz parte da nossa identidade, um mundo com muitas histórias que ficam por contar… 

WEEK 03/52

15/01/2019 . Terceira . Açores . Portugal . 2019 © Antonio Araujo

Sempre que posso, gosto de navegar pelo interior da ilha para registar estes ambientes que o nosso inverno proporciona, são sempre momentos muito intensos e no entanto tão breves…

WEEK 04/52

21/01/2019 . Terceira . Açores . Portugal . 2019 © Antonio Araujo

“Super Lua Vermelha ´ 2019”
Ainda estamos a entrar na semana n.º4 e vou já publicar a fotografia desta semana. Graças à persistência do meu amigo Roberto, acordo com um telefonema dele às 2h43, foi só levantar e zarpar em direcção à Serra do Cume. As condições não eram as melhores, muitas nuvens, com alguns aguaceiros, lá íamos aproveitando umas pequenas abertas, saltitando de um lado para outro, para registar a evolução deste eclipse da Lua. Fica a experiência e o mais importante, a companhia de um bom amigo, a fotografia também é isto, a amizade…

WEEK 05/52

03/02/2019 . São Bartolomeu . Terceira . Açores . Portugal . 2019 © Antonio Araujo

Durante a minha infância tive a felicidade de ter assim uma vivência destas, no meu caso, uma avó que tomava conta de mim, enquanto os meus pais estavam a trabalhar. O contexto era outro, em ambiente urbano, mas os valores e emoções são os mesmos que aqui vemos, protecção e afecto. São estas estradas que nos orientam na vida, assim espero fazer um dia com os meus futuros netos…

WEEK 06/52

10/02/2019 . Terra Chã . Terceira . Açores . Portugal . 2019 © Antonio Araujo

À medida que vamos entrando mais para dentro da ilha, as nuvens dominam a paisagem, tudo fica mais minimalista, pelo menos na minha objectiva…

WEEK 07/52

17/02/2019 . Terceira . Açores . Portugal . 2019 © Antonio Araujo

Uma das razões que me motiva fotografar paisagem, são as suas subtilezas, os detalhes que fazem toda a diferença…

WEEK 08/52

23/02/2019 . Porto das Pipas . Terceira . Açores . Portugal . 2019 © Antonio Araujo

Já fotografei várias tempestades, esta, a Kyllian, irá ficar de certeza na memória! Houve uma altura que cheguei a ficar preocupado com a minha segurança enquanto trabalhava, a força do mar, intensidade do vento e a chuva extrema era de tal forma que arrepiava. Nesse dia fomos ao limite, eu e o equipamento, máquinas que deixaram de funcionar e objectivas encharcadas, fisicamente, foi um desgaste brutal, quase 3 horas de intensa adrenalina a registar a força da natureza em acção…

WEEK 09/52

02/03/2019 . Bailinho “Rapazes das Doze Ribeiras” . Sociedade da Vila Nova . Terceira . 2019 © Antonio Araujo

O Carnaval da Terceira é um tema recorrente no meu trabalho e que continua a fascinar-me após estes anos todos. Tive o meu primeiro contacto através do fotojornalismo, talvez em 2004 ou 2005, desconhecia por completo esta manifestação cultural. Era tudo novo para mim, não fazia ideia da importância e dimensão que tinha no nosso meio. Passei de estranho a um apaixonado pelo o Carnaval, é bonito chegar ao primeiro dia e ver o salão da sociedade cheio, desde miúdos aos mais velhos, com aquele brilho nos olhos…