ABOUT

Collapse Show info

ANTÓNIO ARAÚJO  nasceu em 1971 em Matosinhos. Em 1991 concluiu o Curso Técnico-Profissional de Artes Gráficas e Comunicação na Escola Soares dos Reis, no Porto. Nessa altura conhece a sua mulher, que o leva a descobrir os Açores e as suas gentes, e cria fortes laços com o arquipélago. Em 2000 conclui uma Licenciatura em Design de Comunicação na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, onde viria a exercer funções docentes nas disciplinas de Fotografia e de Fundamentos do Design Bidimensional do 1º ano. Em 2001 regressa à ilha Terceira e ao ensino, leccionando a disciplina de Educação Visual, Técnicas de Expressão Plástica e Oficinas de Arte no Ensino Básico e Secundário, até 2011. Entre 2001 e 2004, foi Formador das disciplinas de Artes Gráficas e Fotografia na Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.

DESIGN GRÁFICO  Desde 1989 é designer em regime de freelancer, sendo esta a sua actividade principal. Colabora semanalmente com o Jornal Diário Insular, sendo responsável pela concepção gráfica e fotográfica da Revista DI. Desenvolve regularmente projectos gráficos com diversas entidades do Governo Regional dos Açores, nomeadamente a Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário, Vice-Presidência do Governo, Direcção Regional da Educação e Direcção Regional da Cultura. Também tem realizado trabalhos para Câmaras Municipais da Região Autónoma e para entidades privadas.

FOTOGRAFIA  A fotografia surge na sua vida muito cedo, mas só em 2003 tem a oportunidade de a exercer profissionalmente. Presta colaboração semanal com o Jornal Diário Insular, na sua edição de domingo, sob forma de revista. Autor e co-autor dos seguintes livros de fotografia: “Graciosa, Ilha Serena” edição da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, “As cores do Dragão – Ilha de São Jorge” edição da Câmara Municipal das Velas e da Calheta, “Dragoeiros do Museu do Vinho” edição da Direcção Regional da Cultura, e “Angra, Cidade Transatlântica” edição da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.